quarta-feira, 18 de abril de 2012

A Ciência Atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira.

Mesmo parecendo uma ciência recente, as origens da atuária (nome pela qual também é conhecida) remontam às primeiras preocupações em se criarem garantias aos indivíduos de uma sociedade e em se estudar quantidades de nascimento e morte das pessoas.

O campo de trabalho é muito vasto compreendendo quase a mesma coisa em todos os países do mundo: previdência social, seguros, resseguros, capitalização, fundos de pensão, loterias, planos de financiamento, investimentos, prêmios e sorteios, jogos de azar.

O atuário é especialista em matemática superior que modela diversas situações que envolvem risco e quantifica valores associados a estes riscos.

A demanda por esses profissionais era restrita até meados dos anos 90, mas depois disso diversas instituições como bancos, governos, e muitas empresas vem se valendo dos conhecimentos do atuário para diversas atividades de grande complexidade e que fogem ao campo tradicional de trabalho em previdência social, fundos de pensão, seguros, resseguros e capitalização.

Paulo César

Esse Blog. Criei com a Intenção de Pesquisar cada Vez mais sobre o mundo atuario..
Mundo no qual, sou apaixonado.

O que é Ciências Atuariais ?

A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira.

O Profissional de Ciências Atuariais
Um dos principais desafios das empresas hoje é ter uma boa gestão de riscos. Em alguns setores, prever o futuro também é decisifo para o sucesso, e o atuário é o profissional responsável por estas previsões.
Campo de Trabalho
 
O Profissional de Ciências Atuariais tem um campo de trabalho grandioso, entre as seguradoras, Planos de Saúde, Previdências Privadas ou Sociais, Mercado Financeiro, Bolsas de Valores...
 
 
Bom com tudo isso. Não tem quem não se apaixonem por essa ciência tão maravilhosa!!!
 
Paulo César G Lima
Graduando Ciências Atuariais Pela
Universidade Federal da Paraíba -UFPB
 

Link's Importantes

Previdências Social: http://www.previdencia.gov.br/index.php

Finanças Pessoais : http://www.financenter.com.br/

Legislação: http://drprevidencia.terra.com.br/area_legislacao.php

Blog do Atuário Marco Pontes: http://marcoponteslgpconsulting.blogspot.com.br/

Blog Dr° Previdência: http://www.drprevidencia.com.br/

Blog Ciências Atuariais: http://www.cienciasatuariais.org

Previdência Privada

O QUE É?
Num conceito amplo e fugindo das definições técnicas, Previdência Privada é o veículo que você tem a disposição para construir todos os dias o seu futuro bem estar social, econômico e financeiro que não poderá ser suprido pelo setor público. Afinal, se você não estiver bem financeiramente como poderá desfrutar da vida socialmente?

Previdência Social (Um das Areas do Atuário)

O que é Previdência Social
A Previdência Social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Oferece vários benefícios que juntos garantem tranqüilidade quanto ao presente e em relação ao futuro assegurando um rendimento seguro. Para ter essa proteção, é necessário se inscrever e contribuir todos os meses.

Fonte: http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=59

Vamos Refletir!!!

Riscos...
Rir
é correr o risco de parecer tolo.
Chorar
é correr o risco de parecer sentimental.
...
Estender a mão
é correr o risco de se envolver.
Amar
é correr o risco de não ser correspondido.
Viver
é correr o risco de morrer.’
Confiar
é correr o risco de se decepcionar
Tentar
é correr o risco de fracassar.
Mas devemos correr os riscos, porque o maior perigo é não arriscar nada.

(SENECA)