Ampulheta (pesquisa e referências)
Descrição do objeto escolhido:
A ampulheta é um dos
meios mais antigos de medição de tempo. O nome vem do romano Ampulla (Redoma).
É constituída por
duas ambulas (recipientes cónicos ou cilíndricos) transparentes que comunicam
entre si por um pequeno orifício que deixa passar uma quantidade determinada de
areia de uma para a outra - o tempo decorrido a passar de uma ambula para a outra
corresponde, em princípio, sempre ao mesmo período de tempo. Uma vez que a
areia tenha passado na sua totalidade para a ambula de baixo, o dispositivo
pode ser invertido, para começar a contagem outra vez.
Os fatores que afetam
a quantidade de tempo que a ampulheta “mede” incluem: o volume de areia, o
tamanho da ampulheta, o tamanho e o ângulo das ambulas, a largura da passagem e
o tipo e qualidade da areia.
Origem:
As ampulhetas terão
sido inventadas em Alexandria, por volta da metade do século III, onde eram por
vezes transportadas de modo semelhante à atual utilização do relógio de pulso.
Especulava-se que estaria ainda em uso no século XI, onde teria complementado a
bússola magnética, para facilitar a navegação.
Simbologia:
Não como a maioria
dos outros métodos de medição de tempo, a ampulheta representa concretamente o
presente como estando entre o passado e o futuro, tornando-se assim um símbolo
do próprio tempo.
A ampulheta, por
vezes adicionada às asas metafóricas, é frequentemente descrita como um símbolo
de que a existência humana é fugaz, e que as “areias do tempo” se irão esgotar,
para cada vida humana. Foi utilizada, portanto, sobre bandeiras piratas, para
infligir medo nos corações das suas vítimas. Em Inglaterra, por vezes
ampulhetas eram colocadas em caixões e “abençoaram” lápides durante séculos.
Descrição do objeto ideográfico pretendido:
Pretendo, para este exercício, elaborar uma curta animação
experimental, em areia, alusiva ao conceito “Sands of time” - “areias do tempo”
- expressão que representa simbolicamente o próprio objeto ampulheta, aliado à
passagem do tempo, à efemeridade humana, ao conceito de mortalidade (ou, por
oposição, de eternidade). Este tipo de animação é de uma grande simplicidade
técnica e económica, mas permite resultados bastante expressivos, pelo que
pretendo explorar um tipo de imagética essencialmente abstrata, aliada ao
emprego da tipografia/caligrafia.
Animação em areia:
Animação em areia é
um termo com dois significados: um tipo de arte performativa e também um tipo
de animação.
Trata-se da criação
de uma série de imagens, através de um processo que consiste na aplicação de
areia numa superfície e, em seguida, desenhando formas com as mãos, pincéis ou
outros objetos. Para aumentar a visibilidade e acentuar a componente estética
deste tipo de técnica, emprega-se normalmente uma mesa de luz ou retroprojetor
como suporte. Neste caso, os animadores deslocam a areia sobre um pedaço de
vidro para criar cada frame dos seus filmes animados. Caroline Leaf é pioneira
deste tipo de animação. Também tem sido utilizada nos últimos anos
intermitentemente por Belarusfilm.
Fonte: http://vieiradasilva.host22.com/?p=440
Fonte: http://vieiradasilva.host22.com/?p=440
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