segunda-feira, 18 de junho de 2012

AMPULHETA - Símbolo do Curso de Ciências Atuariais


Ampulheta (pesquisa e referências)



Descrição do objeto escolhido:

 A ampulheta é um dos meios mais antigos de medição de tempo. O nome vem do romano Ampulla (Redoma).

 É constituída por duas ambulas (recipientes cónicos ou cilíndricos) transparentes que comunicam entre si por um pequeno orifício que deixa passar uma quantidade determinada de areia de uma para a outra - o tempo decorrido a passar de uma ambula para a outra corresponde, em princípio, sempre ao mesmo período de tempo. Uma vez que a areia tenha passado na sua totalidade para a ambula de baixo, o dispositivo pode ser invertido, para começar a contagem outra vez.

 Os fatores que afetam a quantidade de tempo que a ampulheta “mede” incluem: o volume de areia, o tamanho da ampulheta, o tamanho e o ângulo das ambulas, a largura da passagem e o tipo e qualidade da areia.

 Origem:

 As ampulhetas terão sido inventadas em Alexandria, por volta da metade do século III, onde eram por vezes transportadas de modo semelhante à atual utilização do relógio de pulso. Especulava-se que estaria ainda em uso no século XI, onde teria complementado a bússola magnética, para facilitar a navegação.

Simbologia:

 Não como a maioria dos outros métodos de medição de tempo, a ampulheta representa concretamente o presente como estando entre o passado e o futuro, tornando-se assim um símbolo do próprio tempo.

 A ampulheta, por vezes adicionada às asas metafóricas, é frequentemente descrita como um símbolo de que a existência humana é fugaz, e que as “areias do tempo” se irão esgotar, para cada vida humana. Foi utilizada, portanto, sobre bandeiras piratas, para infligir medo nos corações das suas vítimas. Em Inglaterra, por vezes ampulhetas eram colocadas em caixões e “abençoaram” lápides durante séculos.

 Descrição do objeto ideográfico pretendido:

Pretendo, para este exercício, elaborar uma curta animação experimental, em areia, alusiva ao conceito “Sands of time” - “areias do tempo” - expressão que representa simbolicamente o próprio objeto ampulheta, aliado à passagem do tempo, à efemeridade humana, ao conceito de mortalidade (ou, por oposição, de eternidade). Este tipo de animação é de uma grande simplicidade técnica e económica, mas permite resultados bastante expressivos, pelo que pretendo explorar um tipo de imagética essencialmente abstrata, aliada ao emprego da tipografia/caligrafia.



Animação em areia:

 Animação em areia é um termo com dois significados: um tipo de arte performativa e também um tipo de animação.

 Trata-se da criação de uma série de imagens, através de um processo que consiste na aplicação de areia numa superfície e, em seguida, desenhando formas com as mãos, pincéis ou outros objetos. Para aumentar a visibilidade e acentuar a componente estética deste tipo de técnica, emprega-se normalmente uma mesa de luz ou retroprojetor como suporte. Neste caso, os animadores deslocam a areia sobre um pedaço de vidro para criar cada frame dos seus filmes animados. Caroline Leaf é pioneira deste tipo de animação. Também tem sido utilizada nos últimos anos intermitentemente por Belarusfilm.


Fonte: http://vieiradasilva.host22.com/?p=440

Nenhum comentário:

Postar um comentário